APRESENTAÇÃO DO LIVRO #CARDO MÁXIMO
ORADORES
O livro CARDO MÁXIMO pretende aliar testemunhos empíricos ao conhecimento científico, traduzidos em ideias e conceitos que privilegiem a promoção da sustentabilidade e a bioeconomia circular assentes nos recursos endógenos de um território. O cardo, fruto de uma multifuncionalidade de exceção, apresenta-se como um estudo de caso que pode ser explorado de uma forma modelar e exclusiva na criação de conceitos em sinergia com recurso aos mais diversos tipos de biomassa. Este livro surge de um apelo do imaginário, sem baias definidas, onde o desafio assumido é sonhar ciência e pensar ficção no relatar de uma história que permite concretizar conceitos exclusivos com atores únicos.
HELENA FREITAS
Professora Catedrática da Univ. de Coimbra
Helena Freitas é Professora Catedrática na área da Biodiversidade e Ecologia no Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra desde 2003, e detentora da Cátedra Unesco em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável desde 2014.
Foi Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, tendo coordenado o Programa Nacional para a Coesão Territorial e é atual Diretora do Parque de Serralves, Coordenadora Científica do Projeto “Reservas da Biosfera: Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes” e Coordenadora Científica do Estrela Geopark.
EUCLIDES PIRES
Professor Jubilado da Univ. de Coimbra
Euclides Manuel Vieira Pires é Professor Associado Jubilado da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra onde desenvolveu atividades de investigação na pesquisa, isolamento, caracterização e aplicação de enzimas de interesse biotecnológico ou biomédico, em particular cinases e proteases.
Participou no projeto de colaboração do CNC com Município de Cantanhede que levou à criação e implementação da Biocant (Associação para a Transferência de Tecnologia), do Biocant Park e do UC Biotech, estruturas que promovem e apoiam o desenvolvimento e o empreendedorismo em Biotecnologia.
PAULO MEDEIROS
Responsável Comunicação e Design do IPV
Paulo Medeiros Natural de Moçambique, é o responsável de comunicação e design do IPV. Fez a sua primeira exposição em 1988 – “Pintura e Desenho”- Galeria FAOJ, Viseu. A partir daí, destacam-se: Bienal de Vila Nova de Cerveira – Vila Nova de Cerveira / 2007 e 2015; “International Tsai-Mo Totem Art Exhibition”, Galeria O+O, Valência, Espanha; “Exposición Internacional Dolmen de Dali”, Hotel Convención & Museu Casa de la Moneda, Madrid; LiberaMenteRosso, LineaDarte, Nápoles, Itália; Arte no Morrazo, Cangas, Espanha; VentiPerVenti, Nápoles, Itália; Presence of Mind, Museu de Lamego; Bienal de Artes Plásticas de Ansião; Presence of Mind, Galeria Atlântica, Vilamoura; Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande; “Vive Arte´09” Villafranca de los Barros, Badajoz, Espanha; Arte de Bolso – Galeria 7, Coimbra; Bienal Internacional de Arte Gaia – Pólo de Seia; International Tsai-Mo Exhibition/Taichung City Cultural Affairs Bureau,Taiwan; “Pensamento e Risco”, Exposição Internacional de Livros de Artista – Auditório Municipal de Gondomar / Sala Júlio Resende; “45 anos do 25 de Abril”, Museu Municipal de Estremoz; Bienal Internacional de Arte Gaia – Pólo de Seia; “O Bosque Improvável” – Escola Superior Gallaecia / Fundação Bienal de Cerveira.
PAULO BARRACOSA
Professor Adjunto do IP de Viseu
Paulo Barracosa, Professor Adjunto no Departamento de Ecologia e Agricultura Sustentável da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu tem desenvolvido atividade de docência e investigação nas áreas de paisagismo, botânica, bioquímica, biologia molecular, genética e biotecnologia. É doutorado em Biociências, especialização em Biotecnologia pela Universidade de Coimbra e tem centrado a sua atividade de investigação no desenvolvimento de marcadores moleculares e bioquímicos com o objetivo de caracterização da biodiversidade dos recursos genéticos e melhoramento de plantas de plantas da flora mediterrânica onde se incluem a alfarroba, vinha, macieira e o cardo com potencial de aplicação biotecnológica. Tem realizado um conjunto de projetos e publicações, de cariz científico, técnico, pedagógico e cultural, procurando em cada momento, instituição e território, adequar o tema da investigação ao espaço e genius loci de atuação.
THINK TANK #CARDOP
ORADORES
O THINK TANK #CARDOP tem como objetivo reunir investigadores, stakeholders e individualidades com expertise na área da transferência do conhecimento científico e tecnológico para promover a discussão sobre o contributo de cada um destes agentes no desígnio da valorização do CARDO nos territórios DOP. O objetivo é promover a reflexão e desenho de orientações estratégicas para a valorização e aplicação dos resultados de I&D obtidos no Cardo no potenciar do estabelecimento de novas parcerias estratégicas com stakeholders da região resultando na criação de valor e na promoção de um crescimento inteligente, inovador e inclusivo, assente numa bioeconomia circular e sustentável nos Territórios DOP.
ISABEL FERREIRA
Sec. de Estado do Desenvolvimento Regional
Isabel Ferreira é Professora Coordenadora Principal do Instituto Politécnico de Bragança, do qual foi Vice-Presidente, Diretora do Centro de Investigação de Montanha e Mentora dos Laboratórios Colaborativos MORE e AQUAValor. Coordenou o Conselho Científico de Ciências Naturais e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e integrou o Conselho Consultivo da Fundação de Ciência – Flanders (FWO).
É uma das investigadoras mais citadas do mundo (top 1%), tendo sido distinguida nos últimos 8 anos no índice Essential Science Indicators, um dos mais prestigiados indicadores da qualidade de investigação.
Recebeu distinções como, em 2001, o Prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação Científica; Programa IACOBUS; em 2019 recebeu da Comissão Europeia o prémio Europeu de Inovação Social.
Foi Secretária de Estado da Valorização do Interior do XXII Governo Constitucional.
CARLOS FARO
Professor Associado Univ. de Coimbra
Carlos Faro é professor associado do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Licenciado em Biologia e doutorado em Bioquímica pela Universidade de Coimbra, foi responsável pela introdução da tecnologia de Biologia Molecular na Universidade de Coimbra onde lecionou as disciplinas da área de Biologia Molecular e Biotecnologia. Foi Director do Programa Doutoral em Biologia Experimental e Biomedicina do CNC e professor visitante da University of Massachusetts, USA. Em 2004 liderou o projecto X-PROT, galardoado com um dos Prémios Europeus de Inovação Regional. Esteve na génese e desenvolvimento do Biocant, o primeiro e até à data único parque de ciência e tecnologia dedicado à Biotecnologia e seu diretor desde 2005. Concebeu e garantiu o financiamento para a construção do UC-Biotech, o novo centro de I&D da Universidade de Coimbra para a área de biotecnologia. É ainda responsável pela avaliação científica de projetos empresariais da Biocant Ventures e recentemente participou no lançamento das empresas baseadas na tecnologia desenvolvida pelos investigadores do Biocant.
JORGE GOMINHO
Investigador Principal IS Agronomia
Jorge Gominho (Investigador Principal com Agregação) doutorado em Engenharia Florestal pelo Instituto Superior de Agronomia (ISA/UTL) com Agregação no ramo de Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais (2018) pelo Instituto Superior de Lisboa, (ISA/UL). É membro integrado do Centro de Estudos Florestais (CEF), e é coordenador do grupo de investigação ForTec: Produtos Florestais e Biorrefinarias. As suas áreas de investigação e competência são: biomassa, bioenergia, biorrefinarias e culturas energéticas. Nestes 20 anos de trabalho contribuiu para a elaboração 105 artigos em revistas internacionais. Foi premiado em 2017 com Mérito de atividade científica (Menção honrosa) Prémios científicos Universidade de Lisboa / Santander Universidades.
FÁTIMA DUARTE
Diretora Executiva do CEBAL
Fátima Duarte, Doutorada em Ciências da Saúde no Maine Medical Center Research Institute, ME, USA, é investigadora principal do grupo de investigação Compostos Bioativos, Diretora Executiva do CEBAL. É responsável pela gestão e coordenação de vários projetos de investigação, sendo autora ou coautora de várias dezenas de artigos científicos, capítulos de livros e 3 patentes internacionais.
Desde 2008 a trabalhar em cardo assume o cardo como um recurso vegetal modelo para implementação de estratégias de bioeconomia circular, em consonância com a utilização da flor para a produção do queijo, com possibilidade de valorização integral de toda a planta, defende o cardo como um recurso de valorização dos territórios e criação de simbioses.
JOAQUIM LÉ DE MATOS
Presidente da ESTRELACOOP
Joaquim Lé de Matos, Licenciado em Gestão de Empresas, pela Universidade Internacional, tem formação em Empreendedorismo e Gestão de Inovação pela Universidade Católica de Lisboa e Pós-Graduação Data for Business pela Nova School Business & Economics. É Professor Universitário de Enterprise Resource Planning e Empreendedorismo, Instituto Superior Tecnologias Avançadas, Presidente da Direção da ESTRELACOOP – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, C.R.L. e Management Controller & International Office na Quinta de São Cosme uma unidade fabrico artesanal do Queijo Serra da Estrela DOP.
Vanda Batista
CCDRC I.P.
Vanda Batista, Licenciada em Engenharia Agrícola pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu (ESA / IPV) e Mestre em Engenharia Agronómica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;). Participou nos Cursos New Plant Health Regime, BTSF (Better Training for Safer Food), Curso Avançado De Gestão Pública (CAGEP), Instituto Nacional de Administração, I.P., (INA, I.P.), Auditing general hygiene requirements and control procedures based on the HACCP principles developed by food business operators, BTSF e no TRACES New Tecnhology, BTSF.
Foi Diretora Regional-adjunta da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC) tendo sido responsável pelo Núcleo de Informações e Relações-Públicas da DRAPC e Direção de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar, Rural e Licenciamento e desde março de 2024 é Diretora da Unidade de Desenvolvimento Rural e Agroalimentar da CCDRC I.P.
LUÍS ABRANTES
Administrador da Movecho
Luis Abrantes Administrador da Movecho
ELENA ORDIALES
Diretora da Área Agrícola da CTAEX
Elena Ordiales, Doutorada em Engenharia Agronómica pela Universidade da Extremadura (Espanha) com a tese de doutoramento intitulada “Caracterização de cardo (Cynara cardunculus L.) para a sua utilização como coalho vegetal no processo de confeção do queijo Torta del Casar”. É investigadora no Centro Tecnológico Nacional Agroalimentario Extremadura (CTAEX) desde 2005. É chefe da área de Agricultura do CTAEX, cargo que passou a ocupar a partir de 2009, participando assim em todas as fases de desenvolvimento de projetos de I&D na área agroalimentar. As principais linhas de investigação da área de Agricultura do CTAEX baseiam-se no desenvolvimento de novos pesticidas biológicos, a partir de resíduos e subprodutos agroalimentares; agricultura de precisão; ferramentas informáticas ao serviço do agricultor; adaptação de novas safras; fertilização racional e sustentabilidade; valorização de resíduos e subprodutos da empresa agroalimentar e mecanização.
#CARDO DE HONRA
CARDADORES
O evento #CARDO DE HONRA é dedicado à degustação de alguns primores do cardo, desenhados a rigor com o objetivo de estimular o sensorial pela prova e o apelo sentimental no contacto com os seus criadores.
PAULO CARDOSO
Chef
Paulo Cardoso, Formado na Escola de Hotelaria de Coimbra, atualmente é Chef no Hotel Senhora do Castelo Mangualde e formador na Escola Profissional de Gouveia. Foi o primeiro Chef a realizar um menu de degustação dedicado ao cardo em 26 de abril de 2014 no Hotel Casa da Ínsua.
ÓSCAR CABRAL
Investigador em Ciências Gastronómicas
Óscar Cabral, Doutorando e Investigador em Ciências Gastronómicas pelo Basque Culinary Center, Faculdade de Ciências Gastronómicas da Universidade de Mondragón em San Sebastián, Espanha. É Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia em ambiente não académico com o Turismo de Portugal I.P. É Licenciado e Mestre em Administração e Gestão Pública pela Universidade de Aveiro, com especialização em políticas públicas. Detém um Curso de Especialização Tecnológica em Artes Culinárias pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa. É pós graduando em Patrimónios Alimentares e Desenvolvimento Territorial, na Universidade de Coimbra, em Sistemas Alimentares Sustentáveis na Univ. Aberta e em Turismo, Cultura e Criação na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
Foi Chef executivo e professor de cozinha, Chef na Teleculinária e Chef da equipa do Masterchef Portugal.
Na atualidade dedica-se em exclusividade às atividades de Doutoramento que conjugam as políticas públicas e a gastronomia, investigando sobre a identidade gastronómica Portuguesa, os produtos qualificados e as indicações geográficas, gastrodiplomacia e diplomacia culinária, usos políticos da gastronomia, branding nacional, promoção gastronómica, tradições alimentares, produtos gastronómicos, rituais, técnicas e práticas culinária.
NÉLSON AUGUSTO
Consultor e Formador de Hotelaria
Nelson Augusto Professor, Consultor e Formador de Hotelaria e Turismo na Escola Profissional Mariana Seixas – Viseu Mestrado – Alimentação (Fontes, Cultura e Sociedade). Licenciado em Restauração e Catering no IPG – Guarda (Escola Superior de Turismo e Hotelaria) – Seia (Portugal) e Mestre em Alimentação (Fontes, Cultura e Sociedade) pela Universidade de Coimbra – Faculdade de Letras – Humanidades.
SUSANA SIMÕES
Diretora Técnica – Formação Profissional
Susana Simões, Diretora Técnica e gestora de Formação Profissional na APPACDM de Viseu.